5 de outubro de 2017

Vitamina D e seu benefícios para a imunidade

Pesquisadores da Inglaterra afirmam que há uma diminuição nas crises de asma quando o quantidade de vitamina D no corpo está em nível adequado.

Os cientistas acreditam que isso acontece porque a vitamina D consegue aumentar as respostas imunológicas do nosso corpo aos possíveis vírus respiratórios, diminuindo assim a inflamação das vias aéreas que desencadeia as crises asmáticas.

Talvez esta seja mais uma chave para ajudar o sistema imunológico à melhorar das alergias alimentares.!?

A vitamina D não funciona exatamente como as outras vitaminas. Ela pode ser “ativada” no corpo através da alimentação, mas sua fonte mais forte e abundante é o SOL.
A luz solar em contato com a pele desencadeia uma série de reações químicas no nosso organismo que desenvolvem uma forma de pré-vitamina D. Ou seja, a exposição ao sol acorda essa substância que já existe no corpo. Essa molécula entra na corrente sanguínea e chega até o fígado, onde vira calcifediol. A partir disso, ela passa para os rins e é transformada em sua forma ativa, o colecalciferol (mesma substância dos suplementos ou cápsulas da vitamina que encontramos facilmente no mercado).
A vitamina D atua como um hormônio, contribuindo para a absorção de cálcio, o bom funcionamentos das células imunológicas. Se sabe que a ausência ou baixos índices dela no organismo podem afetar mais de 2.500 funções celulares. Atualmente, ela é protagonista de vários estudos (e polêmicas) sobre seu potencial na prevenção de infecções e doenças autoimunes.

Vitamina D é uma chave bioquímica que abre as portas de milhares de diferentes processos fundamentais para a vida. 

Até a década de 1990, acreditava-se que a única função da vitamina D era contribuir para a saúde dos ossos. Nos últimos anos, pipocaram novos estudos (foram mais de 2 mil só em 2014) e hoje sabe-se que ela age em diversas partes do corpo: incluindo cérebro, coração, estômago e pulmões. Ela retarda ou ajuda a evitar o aparecimento de Alzheimer e outras doenças degenerativas, alivia a asma, evita demência, esquizofrenia e bipolaridade e reduz os riscos de impotência sexual. Doenças cardiovasculares e infecciosas (como a tuberculose), diabetes, autismo e doenças autoimunes (psoríase, artrite reumatoide, lúpus, entre outras) estão relacionadas à falta de vitamina D. Ela interfere até no humor.

Antes  de consumir Vitamina D, consulte um médico e faça exames para avaliar a necessidade de suplementação. 
Até o momento a melhor maneira de adquirir a Vitamina D é tomando 15 minutos de sol por dia sem protetor solar. Faça o uso deste método!

Ficou curioso? Leia mais sobre este assunto:

Vitamina D diminui o risco de ataques de asma, mostra estudo

 Por que é preciso tomar sol para conseguir vitamina D?

Tudo sobre a misteriosa vitamina D

 

 

Nenhum comentário:

Assunto quente...