9 de abril de 2012

Viajando com alergico: Fortaleza

Toda viajem pede um planejamento: onde visitar, locais para conhecer, restaurantes especiais para comer, lojas para fazer compras, etc.
E para quem tem alerrgia este planejamento precisa ser ainda mais minucioso: qual local terá estrutura para me atender é a principal questão.
No final do mês de Março estive com minha filha na cidade de Fortaleza, a capital do Sol, e agora vou dividir com vocês minhas decobertas.
Os principais passeios são:
- Cumbuco, uma bela praia rodeada por dunas, onde tem o tradicional passeio de bugy, com ou sem emoção.
Não fizemos passeio de buggy, mas aproveitamos 2 dias na Barraca mais estruturada do local, a Barraca Velas de Cumbuco.
Além de cadeiras de praia, chuveiros na praia e no banheiro, trocador para bebês, lojinha de conveniência, área com derádio para descanço após o almoço, o chefe de cozinha foi extremamente atencioso e nos preparou um excelente peixe na braza, que acompanhava arroz, batatas fritas, sem proteínas do leite de vaca, ou traços dele.

- Praia do Futuro, a praia mais próxima do centro, com várias barracas para serem visitadas durante o dia usa-se a praia, e nas noites de quinta-feira come-se carangueijo e se dança forró.
Fomos 2 vezes à barraca Croco Beach que é extremamente bem organizada, com uma linda piscina de azuleijos e outra com escorregadores para crinaças, chuveiros espalhados pela praia, laguinho com carpas, vários locais à sombra para almoçar, palco para shows, loja de conveniência, café, cabelereiro, e cozinha variada. Lá o chefe da cozinha nos preparou uma peixada muito boa, e no outro dia um peixe na braza, ambos totalmente sem leite de vaca, ou traços dele.

- Beach Park, o parque aquático mais famoso do Brasil, onde tem vários toboáguas para crianças e adultos, piscinas de ondas, parque dedicado ás crianças pequenas, lockers, chuveiros, trocadores, restaurante self service, e lanchonetes.
Lá não fomos tão felizes, apezar do Chef Josélio ter sido muito atencioso na primeira vez que conversei com ele, seu auxiliar na chapa cometeu o erro de utilizar a mesma espátula para fazer a carne da minha filha, fazendo com que após comer ela tivesse uma reação de urticária ao redor da boca e no quadril onde tocou com sua mão suja da comida.
Por sorte tomando o anti-alérgico e ao lavarmos ela melhorou, então o Chefe preparou pessoalmente um novo prato de frango com arroz, e não tivemos mais problemas.

- Churrascaria Sal e Braza na Av. da Abolição. Excelente resturante, muito com a cara de churrascaria de Sp, com ar-condicionaddo, com buffet de saladas, arroz, batatas fritas, macarrão sob "encomenda", muitas carnes, e um sushi-man extremamente atencioso que preparou tudo sem leite para minha pequena adoradora de sushis e sashimis de salmão. E tem uma área especial para crianças, com brinquedos, piscina de bolinhas, jogos eletrônicos e cama elástica.

O maior problema que sempre vejo para quem tem alergia, é a falta de compreensão que as pessoas que lidam com comida tem ao se falar em traços de leite. Seja na minha cidade ou viajando, explicar para quem nos atende que não se pode consumir nada que tenha tido contato com leite, margarina, manteiga, queijo, etc é fundamental para não ter problemas, e se as pessoas conseguirem compreender, a felicidade de ver a minha filha poder consumir a comida e se divertir não tem preço.

Nenhum comentário:

Assunto quente...